Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Cursos de Preparação para o parto - nov/dez 2009

Pessoal,
O próximo curso que vou realizar é o Curso de preparação para o Parto, que acontecerá em novembro a partir do dia 10, aqui mesmo em Salvador. Mamães e papais estão convidados a participar.


Venham se preparar para a maternidade/paternidade!!
Serão aulas leves, com carga horária flexível para turmas (normal ou intensivo) durantes as sextas de novembro e dezembro de 2009 em ambiente confortável, onde trataremos dos principais assuntos relativos a gestação, parto e puerpério, divididos em 4 módulos:


1. Gestar
2. Parir e Nascer
3. Pós-parto
4. Cuidando do bebê


De forma breve, vamos trabalhar assuntos como gravidez e suas transformações (físicas, emocionais, psicológicas); como se preparar para o trabalho e parto, com técnicas de respiração, visualização e relaxamento; preparação e planejamento para o pós-parto; e os principais cuidados com o bebê, como amamentação, sono, vínculo mãe-bebê e pai-bebê, saúde e segurança.  


Para maiores informações sobre este e outros cursos mande um email para erikaeducadoula@gmail.com

Você já pensou na forma em que a gente nasce?

Nem preciso comentar, mas faço questão de fazer, que na nossa belíssima cidade de Salvador, os índices de falta de humanização no atendimento à saúde são altíssimos, principalmente na hora mais importante que une a vida da mãe com seu bebê - o nascimento. Práticas desumanas, na maioria das vezes desnecessárias, mas que são "rotinas hospitalares". E no fim das contas, onde estão a mãe e o bebê que não estão juntinhos? Porque ele não recebe o calor do seu colo e o leite dos seus seios? Ainda não consegui entender essa coisa de rotinas hospitalares. Mães e bebês que são afastados ao nascer?? Acho que somos a única espécie de mamíferos permissivos a este acontecimento. Penso que podíamos imitar os cães que lambem suas crias assim que nascem, ou macacos que “catam” a cabeça dos seus filhotes...enfim!
Precisamos rever o sentido que a gestação e o nascimento tem em nossas vidas. Precisamos rever a forma de gestar. E também a forma de parir. Finalmente, precisamos rever a forma de nascer.

Começando...

Bom, gente...Estou aqui mais uma vez expressando minhas idéias e com este blog espero poder contribuir de alguma forma com vcs amigos, conhecidos, profissionais ou internautas sobre gravidez, parto e puerpério, temas que vou explorar bastante nessa minha nova trilha de educadora perinatal e doula pós-parto.
Pois é, sem deixar a psicologia de lado, mas recém chegada de São Paulo, onde fiz a formação pelo GAMA - Grupo de Apoio a Maternidade Ativa, pretendo dividir com vcs novos ares (agora mais maternais ainda!), refletindo sobre os temas referentes à humanização do parto e do nascimento dos bebês. Quero aproveitar e deixar um grande bjo a equipe de lá, em especial a Ana Cris e a Angelina, que conseguiram me deixar ainda mais conectada com a maternidade, depois de tantos assuntos polêmicos e "causos" bem contados.
Os temas afins a maternidade também serão vistos aqui no blog e futuramente no site, mas vamos começar por algum lugar. Vou divulgar também os cursos de preparação para o parto e cuidados com o bebê, que vão acontecer ainda em 2009 e a minha agenda para 2010. E qualquer texto, notícia, novidade ou comentários legais a respeito da nossa temática.
E assim, fica registrado aqui nest post, o início de uma longa jornada de trabalho, com o ar de quem tem mto trabalho pela frente. Fica aqui, o início do MamãeTocar.
Espero que se sintam tocados!!
 

Mamãe Tocar | Desenvolvido por EMPORIUM DIGITAL