Páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

O que é Educação Perinatal?

-->O que é Educação Perinatal?
                                                       
A Educação Perinatal é o processo de preparar o casal grávido sobre a gravidez, o parto e o pós-parto (ou puerpério), onde informações são passadas aos pais que esperam um bebê, para que possam vivenciar a gestação, o parto e o pós-parto da maneira natural, informada e consciente.
A proposta da Educação Perinatal é expandir os horizontes de quem busca o parto e pós-parto natural e humanizado, discutindo sobre ações que visam diminuir cada vez mais práticas médicas/cirúrgicas para o parto em prol do uso de alternativas físicas, psicológicas ou não-farmacológicas para a prevenção da dor na hora de dar à luz. Esta visão está voltada para a humanização dos processos de gestar, parir e nascer, descartando as práticas obstétricas super-medicalizadas e as cesáreas desnecessárias.
Essa preparação para o parto pretende dar um suporte tanto para os aspectos físicos, quanto para os emocionais o psicológicos que o casal vive durante a gravidez, na hora em que seu bebê nasce e nos momentos onde eles precisam cuidar do seu filho. E estudos científicos comprovam a importância de se passar por uma preparação específica durante a gravidez, pois além de contribuir para aumentar a auto-estima, a confiança e o bem-estar da mulher e do bebê, observou-se que há uma menor incidência de problemas psicológicos no período puerperal, como a depressão pós-parto, por exemplo.

O que faz uma Educadora Perinatal?
A Educadora orienta, auxilia, informa e apresenta as mudanças físicas e emocionais da gravidez, parto e puerpério; ajuda na elaboração do plano de parto; apresenta recursos não-farmacológicos para lidar com a dor e os desconfortos durante a gravidez, parto e pós-parto; colabora com a formação do vínculo mãe-bebê, com o aleitamento materno e incentiva práticas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e Medicina baseada em Evidências.
A Educadora Perinatal acompanha o processo de gestação e pode atuar através de consultorias particulares ou em formato de cursos de preparação para o parto. A educadora perinatal colabora ainda com uma equipe de profissionais da área de saúde como ginecologistas, obstetras, enfermeiras, fisioterapeutas, psicólogas, nutricionistas, pediatras, entre outros.

De que forma se “educa” para o parto?
A principal maneira é informar esses conceitos às mulheres gestantes, às tentantes, aos maridos, mães, pais, avós, seja quem for o envolvido, empoderando a mulher nas suas escolhas. A mulher precisa efetivamente entender o processo que está passando, o que é a gestação, o parto e quais os resultados das opções que ela faz pra si o pro seu filho. Ela precisa ter o “poder de decisão” nas mãos, se sentindo confiante na sua capacidade biológica e emocional de parir e criar seu bebê. A preparação para o parto aponta para a mulher condições para que ela construa uma maternidade ativa e consciente.

Fonte de Consulta:
GAMA - Grupo de Apoio a Maternidade Ativa
BORTOLETTI, MORON e outros. Psicologia na prática obstétrica. Ed Manole


                  

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mamãe Tocar | Desenvolvido por EMPORIUM DIGITAL