Páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher ou Sobre as Mulheres e a violência por trás do espelho





Contra todo esse movimento mercadológico e dos nossos canais de mídia sobre o grande e belo DIA INTERNACIONAL DA MULHER, a saber, 8 de março, penso e reflito cá com meus botões e palavras. Será que temos um dia? E para que serve este dia? Para ganhar flores e outros presentes? E para quem é todo este mise-em-scène?

Fugindo deste cenário festivo e comercial, é de bom tom lembrar que este dia surge através de manifestações das mulheres por melhores condições de vida e de trabalho, se não estou enganada, durante as pequenas e grandes revoluções bélicas, durante a 1ª Guerra Mundial. De lá para cá, parece que cada vez menos essas motivações são lembradas e acredito que há uma dificuldade cultural e coletiva para se pensar em questões que tem a ver com o papel da mulher e que lugar esta deve ocupar. São muitas (e muitas mesmo!) vertentes, diferenças e olhares. E pior, são muitas violências...ainda há muitas mulheres que sofrem abusos, são discriminadas pelas suas escolhas, que são agredidas no parto ou quando compartilham da amamentação prolongada, quando não recebem o apoio que tem direito ou que são amarradas num silêncio sem fim.

Gosto de pensar, quando em meio a “tarefas de mulher” ou não, que este lugar de SER MULHER ainda tem muito a ser desenhado, já que vem em consonância com diversos papeis:  mãe, esposa, dona de casa, profissional, solteira, casada, separada, mamífera, afetiva, neurótica, mulher, empoderada, angustiada e um caminhão de adjetivos.

Gosto de pensar também, como a tela de Picasso me sugere pensar: numa mulher ativa, colorida e geométrica (e não mórbida como a mulher de Cecília), que busca se encontrar diante do espelho. Uma mulher tentando se olhar, olhar para dentro de si e encontrar suas sombras, seus pontos com nó, se achando nesse emaranhado afetivo ou mesmo se “perdendo” nele para se empoderar em cada processo de escolha, em cada caminho traçado em suas vidas.





 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mamãe Tocar | Desenvolvido por EMPORIUM DIGITAL